60+ Mulher

60+,
A idosa,
A velha

Pela Gerontologia, sabemos que as palavras velha e idosa são as nomenclaturas adequadas para referir-se às mulheres acima de 60 anos no Brasil, embora tais termos sejam cercados de preconceitos na nossa sociedade, ressoando de forma pejorativa. 

Ainda em muitas culturas, infelizmente, o período da velhice é associado mais a prejuízos do que ao fato de ser apenas mais uma das etapas da vida. No Brasil, ser idosa repercute quase como um lamento, com a errônea atenção que é dada exclusivamente à fase biológica do ser humano, e não dele como um todo. Se faz, portanto urgente a releitura social do que é estar na ‘terceira idade’ e, por vezes a revisão da própria auto imagem das mulheres 60+.

A OMS estima que até o ano de 2025, o Brasil estará na sexta colocação mundial  em número de idosos. Ainda pela OMS, o processo de um envelhecimento ATIVO é necessário, levando-se em conta a inter-relação dos seguintes pilares: saúde (bem estar biopsicossocial), participação (social, cultural e espiritual), segurança e proteção, e aprendizagem. 

Temos assim o conceito da Longevidade Ativa que está relacionado ao desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional do indivíduo idoso, ou seja, da continuidade de sua autonomia e independência para a decisão e execução de tarefas, o que envolve o exercício de suas áreas cerebrais relacionadas às funções cognitivas e o seu bem-estar biopsicossocial. 

Cabe ainda ressaltar a importância das conexões sociais em todas as etapas da vida, indo muito além das redes virtuais. Entretanto, o abuso destas redes vem minando encontros participativos presenciais e elas, não apenas não suprem nossa esfera afetiva, como também nos levam ao risco de aprisionamentos, capazes de gerar sintomatologias diversas, tais como ansiedade e angústia.

A junção de todos estes conceitos e fatos, e a necessidade urgente de reverter os atuais paradigmas socioculturais relacionados à população idosa, especificamente às mulheres 60+, levaram ao desenvolvimento do Espaço Contempla e Saúde Mental da Mulher 60+.

© Espaço Contempla. Todos os Direitos Reservados.